9.05.2009

Caminho do Peabiru é tema do 32º SARAU LITEROMUSICAL do Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras


Rosana Bond  estará lançando seu último  livro “História do Caminho de Peabiru - Descobertas e segredos da rota indigena que ligava o Atlântico ao Pacífico” e participando do Bate-Papo sobre o tema, no dia 14 de setembro (segunda-feira), a partir das 20 horas no Café do Museu.
Na programação faremos a 2ª ed. do Bate-Papo sobre o tema

Segundo Rosana, o Caminho do Peabiru começava no rio Itapocu, cobria parte do Paraná, passava pelo Paraguai, Bolívia, Peru e Chile e terminava no Oceano Pacífico. Eram cerca de quatro mil quilometros.

Para chegar a essas informações precisas, a jornalista pesquisou durante 14 anos, revirando arquivos aqui e em outros países, percorrendo trechos do Caminho, vendo, ouvindo, gravando, fotografando e anotando tudo. Realizou muitas entrevistas, sobretudo com lideranças Guaranis.

"Devido a nossa longa amizade", diz Rosana, os Guaranis "permitiram generosamente que eu tivesse acesso à sua memória ancestral sobre o Peabiru, com revelações que geralmente não são passadas aos juruás, ou seja, aos brancos".

Uma delas dá conta do significado de Itapocu (sua foz serve de divisa de Barra Velha e Araquari, no Nordeste de Santa Catarina) que, em Guarani, significa Tape Puku ou Caminho Comprido". Ao aprofundar as pesquisas, a jornalista localizou a existências de outros seis pontos denominados Itapocu no Paraguai e Mato Grosso do Sul. Segundo ela, "todos esses lugares denominados Itapocu eram pontos geográficos importantes da rota do Caminho". Ou seja, a indicação Itapocu não é um topônimo, mas "um sinalizador do Perabiru".


Na foto Rosana Bond participando da 1ª ed. do Bate-Papo sobre o "Caminho de Peabiru" no Café do Museu em 2008.
Outra revelação importante no livro de Rosana Bond é sobre a presença dos Guarani no Chile, confirmada por sítios arqueológicos. Com base nesses estudos ela calcula que o Caminho do Peabiru tenha chegado ao litoral chileno (Pacífico) há cerca de 1.500 anos.

Natural do Paraná e residente em Sambaqui (Florianópolis) desde a década de 1970, Rosana Bond lançará seu 15º livro, obra em dois volumes (o segundo sai em breve). O formato do livro também é inovador: parece uma pequena apostila de estudante.

Junto ao lançamento literário, ocorrerá a 2ª edição do Bate-Papo sobre o "Caminho de Peabiru" com diversos escritores e pesquisadores.

O evento ocorrerá no dia 14 de Setembro a partir das 20 horas no Café do Museu.

Nenhum comentário: