9.05.2009

PROJETO "MÚSICA NO MUSEU DO MAR" RECEBE UM NOVO PIANO


PROJETO "MÚSICA NO MUSEU DO MAR" RECEBE UM NOVO PIANO




Após a chegada de um piano de meia cauda da marca alemã Essenfeld em 2006, doado pela pianista Liane Essenfeld, que mora atualmente nos Estados Unidos, o Projeto “Música no Museu do Mar” tem motivos de sobra para comemorar. Ele acaba de receber outro piano da marca Schneider doado por André Olympio de Oliveira (foto). Formado em Hotelaria e trabalhando como Consultor na sua área, atualmente está residindo aqui na Ilha.

O primeiro contato de André com o Projeto “Música no Museu do Mar” aconteceu por intermédio da Professora Nilse Prim Borges que o convidou a assistir uma Mostra Musical do que foi produzido com os alunos no primeiro semestre de 2009, realizada no dia 30 de Junho no Auditório do Museu Nacional do Mar, local onde o projeto tem sua sede. Durante a Mostra, André, que também aprendeu piano durante sua infância e adolescência, entusiasmou-se com o projeto e decidiu, então, tomar esta iniciativa.
Ao chegar ao Museu do Mar, e se inteirar do Projeto que inicia crianças na linguagem musical em instrumentos como: ‘violão, violino, teclado e piano’, ele se sensibilizou com o que presenciou. Decidiu então doar ao Museu o seu antigo piano em regime de comodato.



Seu piano estava há bastante tempo com a sua irmã que mora em Florianópolis. Como o piano não estava mais sendo ‘tocado’, achou que o instrumento seria muito útil ao projeto. André então tratou de disponibilizar seu piano, para que os integrantes do projeto “Musica no Museu do Mar” pudessem ter mais uma oportunidade em desenvolver suas habilidades neste instrumento. Ele fez questão de ressaltar que seu piano deve ser “tocado” à vontade, e se possível, diariamente. Segundo ele, os alunos precisam praticar o maior tempo possível para aperfeiçoar seus talentos.

As professoras Maria Esther Záccara e Nilse Prim Borges, que lecionam aulas de Iniciação ao Piano e Teclado/Piano, respectivamente, para mais de sessenta alunos do projeto, renderam elogios tanto a atitude de André, como ao instrumento. Segundo elas, o piano possui uma sonoridade belíssima. Ambas observaram apenas, a necessidade de ajustes na entonação de algumas notas.

A cidade, no entanto, não possui serviço técnico para realizar o processo de afinação, um trabalho que deverá ser feito nos próximos dias por um profissional especializado em piano, vindo de outra região do Estado.

A equipe do Museu também ficou muito satisfeita com a chegada do piano. Cleonisse Schmitt, coordenadora do projeto, falou que agora será possível os alunos comparecerem outros dias durante a semana, em horários alternativos, para poderem desenvolver suas habilidades musicais, não ficando limitado apenas ao horário de aula com as professoras. Algumas crianças, na primeira semana da chegada do piano já o 'tocaram' e se entusiasmaram com o novo instrumento.

2 comentários:

Lucas disse...

PARABÉNS ao José Olympio pela belíssima iniciativa de também colaborar com este brilhante projeto!
Entretanto, gostaria de fazer uma pequenina correção: tanto a senhora Liana, quanto a centenária fábrica de pianos, fundada por seu avô EM CURITIBA - PR (não na Alemanha) têm o nome Essenfelder, não Essenfeld... Ok?
De qualquer forma, desejo ao Museu que todos seus projetos culturais sejam sempre MUITO bem sucedidos !!!!!!!

Unknown disse...

Parabéns ao meu amigo André. Tem um coração gigante, que Deus te de em dobro meu amigo