4.02.2009

REPORTAGEM DO JORNAL A NOTICIA - MARÇO 2009


Além de contar boa parte da HISTÓRIA do patrimônio naval brasileiro, o Museu do Mar virou praticamente uma escola de música em São Francisco do Sul.

O projeto de um ano e meio ganhou um grande incremento: desde fevereiro, professores e alunos tem à disposição 269 instrumentos musicais, doados pela Receita Federal.

O 'Música no Museu do Mar' surgiu em meados de 2006, quando Liane Essenfelder Cunha Mello, hoje imortal da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul, cedeu em comodato um piano cinquentenário de sua família.

Do instrumento, o projeto teve início como os recitais comentados, voltados para alunos da rede pública de ensino da cidade.

- Achamos importante não ficar apenas na formação de público, então resolvemos ampliar a ideia para atingir a comunidade - explica Cleonisse Inês Schmitt, coordenadora do 'Musica no Museu do Mar'. - A resposta positiva da comunidade pesou muito.

Cinco violões e um violino foram repassados, com consentimento da Receita Federal, para o projeto Musicart Cidadania, da Casa da Juventude de Garuva.

Dois novos professores também foram contratados - Mario Klemann, para os violões, e Marcia Bocks, para os violinos.

A supervisora educacional dos cursos, Elisabete Gil Bolfer, pode ainda abrir novas vagas. Os cursos antes voltados para crianças também atendem agora adultos, somando mais de 200 participantes. Além das cordas, há aulas gratuitas de teclado, piano, canto para coral e ritmo.


Nenhum comentário: